PROS: novo partido político terá a maior bancada na Assembleia Legislativo do RN. Confira as mudanças

O recém-criado Partido Republicado da Organização Social (PROS) se tornará a legenda com a maior bancada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A articulação está sendo feita pelo deputado estadual Ricardo Motta, presidente do Legislativo. Depois de ser preterido pelo comando nacional do Partido Progressista, que entregou a presidência da legenda no Estado ao deputado federal Betinho Rosado, Motta está costurando o ingresso de outros quatro deputados estaduais.

Ricardo Motta articula a formação de uma bancada para um partido estreante na política localRicardo Motta articula a formação de uma bancada para um partido estreante na política local

Irão para a legenda os deputados Raimundo Fernandes, Vivaldo Costa, Gilson Moura e Gustavo Carvalho, além do próprio Ricardo Motta. Desse grupo, apenas Gustavo Carvalho ainda não pediu desfiliação por justa causa do PSB, legenda pelo qual foi eleito. No entanto, como o PROS foi criado na semana passada ele não terá problemas com a legislação da fidelidade partidária, já que o ingresso em um novo partido não se configura infidelidade partidária.

Ricardo Motta e Raimundo Fernandes já conseguiram na Justiça Eleitoral a justa causa para deixar o PMN. Processo semelhante tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte para os parlamentares Gilson Moura, que está deixando o PV, e Vivaldo Costa, que sai do PR. No entanto, como ingressarão em nova legenda, não precisarão aguardar a justa causa do TRE para assinarem a ficha de filiação. Toda articulação do PROS está sendo feita com vistas ao pleito de 2014. Os cinco deputados estaduais que ingressarão na legenda são candidatos a reeleição.

Independentes

Já o posicionamento desta nova bancada na Assembleia Legislativa será de independência em relação ao Governo Rosalba Ciarlini. “Estamos independentes. Até porque meus companheiros sempre foram independentes. O plenário sempre decidiu democraticamente”

Questionado sobre a postura da governadora Rosalba, já que foi o cunhado dela que assumiu o comando do PP, legenda almejada por ele, Ricardo Motta admitiu: “claro que você fica dececpionado. Mas entendo, política é natural. Isso não foi a primeira vez e não será a última vez. Agora vou me posicionar, vou reunir os meus companheiros”, comentou.

Embora cauteloso ainda para falar sobre o PROS, Ricardo Motta destacou que as definições serão coletivas. “Não terá decisões de cima para baixo. Vai ser coisa de companheiro, de amigos leais. O tamanho do meu sim é do tamanho do meu não”, afirmou.

Sobre o pleito 2014, o presidente da Assembleia evitou falar em composições, mas ressaltou que o novo grupo político quer ser ouvido. “Qualquer grupo político, qualquer coligação, vai ouvir o nosso grupo, é natural. Temos uma bancada com o número expressivo de deputados”, frisou.

Analisando diretamente a situação do Governo Rosalba e as crises com os servidores, o presidente da Assembleia se queixou da falta de diálogo. “O Governo é difícil de diálogo. Acho que tem que sentar, mesmo para dizer não”, completou, ressaltando que o Legislativo buscará a construção do “diálogo”.

Na articulação que está sendo feita pelo deputado estadual Ricardo Motta a surpresa é o deputado Gustavo Carvalho. O isolamento dele dentro do PSB já era perceptível, no entanto, o parlamentar mantinha reserva sobre o descontentamento com a legenda que é presidida no Estado pela vice-prefeita de Natal Wilma de Faria. O alinhamento de Carvalho com o grupo de Ricardo Motta era perceptível na Assembleia Legislativa.

Agora, ingressando no PROS, ele deixa o PSB com apenas três deputados (Larissa Rosado, Márcia Maia e Tomba Farias) e ingressa, torna-se, liderado de Ricardo Motta.

Troca de partido

DEPUTADOS ESTADUAIS QUE MUDARÃO OU MUDARAM DE PARTIDO

Ricardo Motta
Eleito pelo PMN
Ingressará no PROS

Raimundo Fernandes
Eleito pelo PMN
Ingressará no PROS

Vivaldo Costa
Eleito pelo PR
Ingressará no PROS

Gustavo Carvalho
Eleito pelo PSB
Ingressará no PROS

Gilson Moura
Eleito pelo PV
Ingressará no PROS

Ezequiel Ferreira
Eleito pelo PTB
Tendência de se filiar ao PMDB

Kelps Lima
Eleito pelo PR
Ingressará no Solidariedade

Fábio Dantas
Eleito pelo PHS
Ingressou no PC do B

Leonardo Arruda
Eleito pelo DEM
Poderá ingressar no PMDB
AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial