UERN: Pedro Fernandes traça metas para Reitoria

Pedro Fernandes: ‘Quero ser o reitor que vai dar a autonomia financeira a Uern’

Professores, técnicos administrativos e estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) votaram e escolheram, na quarta-feira, passada Pedro Fernandes e Aldo Gondim como os sucessores do reitor Milton Marques de Medeiros e do vice-reitor Aécio Cândido de Sousa, respectivamente.
Apesar de ter mais seis meses para assumir oficialmente a Reitoria, Pedro Fernandes avisa que vai começar a trabalhar antes de assumir o cargo e tem metas para curto, médio e longo prazo. Ele garante que vai cumprir todas as promessas feitas no período de campanha.
O novo reitor Pedro Fernandes conta que a sua campanha foi toda pautada em propostas oficiais e verdadeiras. Ele avisa que vai visitar todos os campi da Uern e agradecer o voto de confiança dos alunos, professores e dos técnicos administrativos.
“Antes de assumir a função de reitor já irei começar a trabalhar para cumprir o que prometi. Estou muito feliz pela grande aceitação do nosso trabalho e vou honrar os compromissos”, afirma o primeiro doutor e o mais jovem a assumir o cargo de reitor da universidade.
Pedro Fernandes explica que entre suas metas de curto prazo estão resgatar a discussão da Estatuinte, ter uma votação partidária, criar uma pró-reitoria de assuntos estudantis e principalmente lutar pela a autonomia financeira da Uern.
“A princípio vamos buscar recursos e trabalhar em cima de pontos levantados pelos campi. Vamos nos reunir com o atual reitor e fazer uma transição bem participativa. Antes de assumir oficialmente vamos passar nos campi e saber as reivindicações e agradecer o apoio. Nossa meta é ter uma gestão participativa e com o objetivo de dar a autonomia financeira a Uern”, declara.
O atual reitor Milton Marques Medeiros afirma que a Uern cresceu muito em estrutura, quantidade e qualidade nos últimos anos. Ele lembra que durante a sua gestão o crescimento da Uern foi maior do que o crescimento do Estado.
Entre os pontos de destaque, o reitor coloca as melhorias na estrutura física, a contratação de professores e técnicos mediante concurso público, a implementação de novos cursos e o avanço vertical, com os cursos de pós-graduação.
“A Uern avançou muito e vai avançar ainda mais. Ainda precisamos melhorar em estrutura física e capacitar mais os professores. Os cursos de mestrado e doutorado são grandes avanços para a universidade”, afirma.
Milton Marques avisa que os principais desafios do novo reitor Pedro Fernandes é lutar pela autonomia financeira, dar mais condições aos estudantes e técnicos administrativos e completar a estrutura física nos prédios da Fanat e nos campi de Caicó e Natal.
“Esses locais estão com 60% das obras feitas. O novo reitor vai pegar uma Uern bem melhor da que eu peguei. Confio na pessoa de Pedro e acredito que ele e Aldo vão fazer um grande trabalho à frente da Uern”, finaliza.
POSSE OFICIAL - Com o resultado da eleição em mãos, os membros do Conselho Universitário (CONSUNI) vão se reunir no dia 5 de abril para homologar os candidatos eleitos. Depois disso, no dia 15 de abril, o Consuni vai enviar a lista tríplice para a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, para nomeação dos novos dirigentes da instituição. A posse oficial do novo reitor e vice-reitor está marcada para o dia 28 de setembro.