A equipe da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou durante todo este sábado (8) uma operação para captação de órgãos em Mossoró. Com apoio do Hospital Regional Tarcísio Maia, o grupo destinou a Natal, por via aérea, as córneas, rins e coração e o fígado para o Ceará, que fez o transporte aéreo por meio próprio.
O translado dos órgãos e da equipe foi feito pela aeronave do Governo do Estado, com a cooperação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Todo o trabalho para salvar diversas vidas contou ainda com a parceria do Hospital Rio Grande, unidade credenciada para cirurgiaa de transplante, e da Força Aérea Brasileira (FAB), que também realizou o transporte de órgãos e profissionais envolvidos na operação.
Esta é a segunda vez que o Rio Grande do Norte realizará um transplante de coração este ano. Os procedimentos foram retomados em março, após dez anos sem serem realizados em solo potiguar, a partir de um esforço coordenado pela Sesap, o que levou o RN a ser o terceiro estado nordestino a realizar transplante de coração.
O transplante anterior de coração, feito em março, também teve a captação realizada em Mossoró, com operação semelhante realizada entre Sesap, Hospital Rio Grande e FAB.
Escolta no traslado
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por meio do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), realizou a escolta para o traslado do órgão para o transplante.
Os agentes foram acionados por volta das 15h pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) para garantir, em segurança, o transporte desde a Base Aérea, localizada em Parnamirim até o Hospital Rio Grande, na Zona Leste de Natal.
Para o transporte, foram designados batedores motociclistas do Esquadrão Águia do CPRE que garantiram o traslado seguro em mais uma ação da Polícia Militar para salvar vidas.
Portal da Tropical
0 Comments:
Postar um comentário