Os clientes da Companhia de Águas
e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) que estão com débitos
anteriores a agosto de 2012, podem negociar essas dívidas com descontos
de até 50% nas multas e dispensa de juros para os pagamentos à vista,
podendo optar também pelo parcelamento em até 36 meses. A medida visa
combater a inadimplência em todo o Estado e conscientizar os usuários de
que precisam pagar pelos serviços de forma justa, evitando o consumo
clandestino e o desperdício de água.
Os interessados em negociar dívidas devem procurar um dos escritórios
da Caern ou seus guichês nas Centrais do Cidadão até 31 de dezembro
deste ano.O gestor da Unidade de Controle, Arrecadação e Combate à
Fraude da Caern, João Gabriel Assunção, informa que a oportunidade
concedida pela empresa atrai os inadimplentes. “Passada esta fase de
negociação com descontos atrativos, a empresa que já vem fiscalizando as
ligações clandestinas, vai intensificar ainda mais essas ações com a
punição dos infratores”, alertou Gabriel.
A companhia pretende reativar os serviços para os clientes que
tiveram suas ligações cortadas e agora querem regularizar o atendimento,
devem procurar os escritórios citados nas faturas mensais.O assessor
Comercial da Caern, José Dantas, lembra que a campanha de incentivo à
quitação de débitos no ano passado resultou em 18 mil religações,antes
clandestinas e irregulares. “Quando os usuários pagam pelo que consomem,
não há desperdício, a distribuição fica justa e não compromete
atendimento aos demais consumidores”, destaca.
BENEFÍCIOS
Quem cometeu a infração de fazer ligação por conta própria, na
negociação com a Caern, é calculado o valor do período de consumo, a
partir da data do corte do serviço e do total são descontados 50% para
pagamentos à vista. Se o cliente escolher o parcelamento, a empresa está
oferecendo o prazo máximo de 36 parcelas mensais, com a entrada mínima
de 20% do valor da dívida e parcelas com valor mínimo da tarifa média
cobrada nas contas mensais.
Encerrado o prazo em 31 de dezembro, a Caern vai intensificar a
fiscalização para detectar as infrações e o consumo clandestino.
Constatada a infração do tipo furto de água, a equipe registra multa e
poderá até suprimir o ramal de água. Em alguns casos considerados
graves, como a reincidência, é feito um Boletim de Ocorrência para abrir
um Processo Civil, informa Gabriel Assunção.
Quem tiver interesse nos benefícios concedidos pela companhia, devem
procurar os escritórios da Caern de segunda à sexta-feira, das 7h30 às
11h30 e das 13h30 às 17h30. Se optar por uma Central do Cidadão, poderá
fazê-lo de terça a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados, das 9 às
17h.
Fonte: Portal da CAERN