Ciências sem fronteiras solta lita de candidatos recomendados

O Ciência sem Fronteiras, programa de intercâmbio para universitários do governo federal, divulgou nesta quinta-feira (22) o resultado parcial de candidatos recomendados nos editais de bolsas de estudo para graduação-sanduíche em cinco países (veja nos links ao lado os arquivos em pdf).
De acordo com o programa, a lista é parcial porque mostra os nomes pré-selecionados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o intercâmbio, mas eles ainda serão alocados pelas instituições parcerias do Ciência sem Fronteiras nos países dos editais.
De acordo com o CsF, os candidatos aprovados devem aguardar o contato da Capes e do CNPq com as instruções para os próximos passos do processo.
As viagens dos seis editais estão marcadas para começar a partir de janeiro de 2014.
Os editais abertos no fim do primeiro semestre receberam 13.174 inscrições, segundo levantamento divulgado no site do programa.
Atualmente, não há editais com inscrições abertas para novos candidatos a cursos de graduação-sanduíche. Segundo o site do CsF, os próximos países a abrirem chamadas serão Áustria, Irlanda e Suécia.
Sobre o programa
O Ciência sem Fronteiras foi lançado em 2012 e pretende enviar, até 2015, 100 mil universitários para cursar parte do ensino superior no exterior. seleciona os estudantes com base no histórico escolar e na nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Os selecionados têm ajuda financeira para pagar o curso, as despesas da viagem, alimentação e hospedagem.
O foco são as áreas de ciências exatas, biomédicas, tecnológicas ou da área de energia, em cursos como engenharia, química, física, computação, tecnologia da informação, medicina, biotecnologia e desenho industrial, entre outros.
Para participar, é preciso estar regularmente matriculados em cursos de graduação nessas áreas, ter excelente desempenho acadêmico e, em alguns casos, dominar o idioma do país de destino (em outros, um curso de línguas é oferecido antes do início das aulas). A partir deste ano, o Ministério decidiu tornar obrigatória a participação no Enem. Veja a seguir lista dos candidatos recomendados por país.




















    AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial