Conheça o NEPOTISMO exagerado implantado na Prefeitura Municipal de Olho D'água do Borges-RN. Por isso, Prefeitura é administrada por tios e sobrinhos da família Queiroga/Morais há 24 anos

 






O que é Nepotismo?

 


 

Lei determina grau de parentesco

PARENTESCO CONSANGUÍNEOPARENTESCO POR AFINIDADE
LINHA RETASogro (a) (1º)
Bisavô ⁄ Bisavó (3º)Genro ⁄ Nora (1º)
Avo ⁄ Avó (2º) Cunhado (a) (2º)
Pai ⁄ Mãe (1º)Filho (a) do Cônjuge (1º)
Filho (a) (1º)Neto (a) do Cônjuge (2º)
Neto (a) (1º)Bisneto (a) do Cônjuge (3º)
Bisneto(a) (3º)Sobrinho (a) do Cônjuge (3º)
LINHA COLATERALTio (a) do Cônjuge (3º)
Tio (a) (3º)Avós do Cônjuge (2º)
Irmão (a) (2º)
Sobrinho (a) (3º)


Como ilustração, podemos citar os seguintes casos que não serão considerados nepotismo: Quando o parente já for funcionário efetivo; quando o funcionário efetivo já exercia uma função gratificada no poder, antes de seu parente ser eleito; no caso de emprego temporário, quando o parente se submeteu a uma seleção prévia. Será considerado nepotismo quando se configurar reciprocidade, como por exemplo, o prefeito, vice ou secretários têm parentes empregados como funcionários da Câmara Municipal, e os vereadores, por sua vez, têm familiares com cargos na Prefeitura.
Portanto não poderá haver relação de hierarquia entre o parente e o gestor em toda a Administração, como por exemplo, parente de um secretário ocupar cargo comissionado em outra Secretaria, pois o impedimento é para todo o Poder Executivo.
Quando plenamente comprovada a intenção de privilegiar parentes, configurando o nepotismo, o agente público ou membro de poder poderá se sujeitar à ação civil pública por ato de improbidade administrativa, cujas sanções conforme determina o art. 11 da Lei 8.429/92 são de ressarcimento integral do dano ao erário, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente pelo prazo de três anos.
Veicula-se na mídia nacional a possibilidade do STF rever a SV nº13. O estadão.com.br/nacional, do dia 22 de junho de 2010, relata um fato ocorrido no próprio STF e afirma que na rediscussão da Súmula, os ministros deverão definir se a proibição do nepotismo deve ser ampla, atingindo situações onde não há subordinação entre  cargos, ou se a regra deve servir para vedar as possibilidades de um superior indicar parentes para funções comissionadas.
E, para finalizar, portanto, de forma sucinta, referendamos as palavras do Excelentíssimo Ministro do STF, Celso de Mello, ao tratar do assunto, que para quem: “(...) o princípio constitucional da moralidade administrativa, ao impor limitações ao exercício do poder estatal, legitima o controle de todos os atos de poder público que transgridam os valores éticos que devem pautar o comportamento dos órgãos e dos agentes governamentais, não importando em que estância de poder eles se situem”.
 
 





 
Prefeito: Brenno Queiroga Morais, filho do ex-prefeito Aroldo Queiroga

 
 
 
Maria Helena Queiroga, Vice-Prefeita
 
 
 

Secretário da Agricultura: Antônio Wilson,  primo do prefeito e sobrinho de Dedé Gonzaga
 

Secretária de Assistência Social: Daniela Queiroga Morais, prima do prefeito
 

Secretário de Infraestrutura: Bruno Queiroga Morais, irmão do Prefeito Brenno



Secretária Geral: Laédna Dias Sales, nora da vice-prefeita
 

Secretária de Finanças: Shirley Morais, parente do prefeito Brenno e sobrinha de Vice
 
Continua...
 

Secretária da Educação: Antônia Morais, prima do prefeito e irmã da vice-prefeita Maria Helena
Continua...
 


Ex-prefeito Aroldo com o filho prefeito Brenno, é o estrategista da parte financeira gestão

 


Ex-prefeito Jackson Queiroga tem que acertar muitos superfaturamento constatados pela CGU



Ex-prefeito Dedé Gonzaga é o único da oligarquia que o povo sente saudades.
 
Continua...


https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRzbCZ4X1hX2WfFqEfoBV6ei0hOCFU94vrykE0t4fdZa8XxHK-R
Vereadora Jéssica Queiroga é neta da Vice-prefeita Maria Helena Queiroga, poderia muito bem sustentar a bandeira o Avô Dedé.

Continua...


Vereadora Célia Queiroga é a Presidente da Câmara porque é tia do prefeito Brenno
Continua...

Vereadora Maria Helena é parente por afinidade. É ex-esposa de um sobrinho de Dedé Gonzaga
 
NEPOTISMO FORA DA FAMÍLIA
 



Secretário de Administração: Richard Barros Soares, filho de Rita Dias Barros


SEM FOTO

CHEFE DE GABINETE: RITA DIAS BARROS, mãe de Richard Barros

CONTINUA COM TEXTO...

 
 
Quero  apenas esclarecer aos leitores que o primeiro escalão do Prefeito Brenno tem a maioria sobrenome QUEIROGA/MORAIS. Essa prática demonstra que oligarquia contribui para o aumento do NEPOTISMO, proibido por lei. Além disso, sabe-se que existem outros parentes que exercem cargos na hierarquia inferior. O Ministério Público deve recomendar o fim dessa prática casuística e determinar a realização de Concurso Público. Vale destacar também que alguns assessores jovens do prefeito estão incentivando-o a conflitar com os vereadores oposicionistas. Enquanto isso, os Edis aprovaram 98% dos projetos de lei de autoria do Executivo. Já o executivo vetou praticamente 100% dos projetos de lei dos vereadores oposicionistas. Por isso, os vereadores deverão barrar vários projetos do Prefeito pois, menosprezou os Edis oposicionistas no 1º semestre 2013.
 
 
AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

0 Comments:

Postar um comentário