Prefeitura de Olho D'água do Borges recebeu R$ 206.423,00 da FUNASA em 2012 para implantação de sistema de resídios sólidos

 
Foto meramente ilustrativa
 
  O convênio nº 728822 (SIAFI) com início da vigência em 30/12/2008 e fim em 20/05/2013 foi recebido integralmente pela Prefeitura deste município. Agora ninguém sabe onde fica localizado. Sabe-se apenas que existe um grande lixão próximo ao Açude Brejo nocivo ao peixes do maior reservatório de água deste município.Ou será que o lixão é um aterro sanitário? Assim, estão vendendo gato por lebre. Vale ressaltar que o Ministério Público Federal já conhece essa realidade e jamais vai admitir a impunidade do(s) gestore(s) que brinca(m)com dinheiro público (dinheiro do povo).

Resídios Sólidos

Definição

Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc).

Fonte de produção 
Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originários, principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil.

Coleta seletiva e reciclagem 
Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos.

Resíduos sólidos perigosos 
Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem rigorosos. Podemos citar como exemplos, as pilhas e baterias de celulares que são formadas por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.

Estes resíduos não devem ser colocados em lixões, como é o caso de Olho D'água do Borges-RN
AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial