10 PERGUNTAS QUE DEVERIAM SER RESPONDIDAS EM UMA "CONSULTA POPULAR" BASEADA NO BRASIL REAL


 
 
 
1 Os brasileiros trabalham 5 meses do ano só para pagar IMPOSTOS e agora o governo quer que paguemos também todas as campanhas eleitorais dos políticos. Você concorda?

A campanha eleitoral no Brasil é uma das mais caras do mundo. Nas eleições de 2012, os partidos gastaram em média 34 reais para cada voto conquistado. No Reino Unido, o custo total é um décimo disso: cerca de 4 reais por voto

SIM -  NÃO

2 Se bem gasto, o dinheiro dos impostos seria mais do que suficiente para prover de educação, saúde e segurança os brasileiros. No entanto, a população tem de pagar uma segunda vez por escolas privadas, médicos e segurança. Você concorda?

Se não fossem a corrupção e má gestão, o governo teria 509 bilhões de reais a mais para investir. Esse dinheiro seria suficiente para dobrar o investimento público anual em educação ou criar 2,4 milhões de leitos hospitalares.

SIM - NÃO

3 Você concorda em proibir o uso de JATINHOS DA FAB por políticos e autoridades e, com dinheiro economizado, investir na melhoria do transporte coletivo e na saúde?

Só no transporte de políticos e autoridades os aviões da FAB levantaram voo mais de 5000 vezes em 2012 e 2013, ao custo de 25 milhões de reais por ano – o que daria para comprar 106 ambulâncias.

SIM -  NÃO

4 Aos 16 anos, um(a) brasileiro(a) já pode votar e se casar. Caso ele(a) cometa crimes bárbaros, deve ser julgado(a) como se fosse uma criança?

O número de menores criminosos triplicou na última década. A punição máxima, mesmo para barbaridades como estupro e latrocínio, é de apenas três anos – ainda que o crime tenho sido cometido aos 17 anos, 11 meses e 29 dias.

SIM – NÃO

5 Você concorda que Brasília deveria abandonar a galáxia distante onde está e voltar para o Brasil?

Juscelino Kubitschek gostava da imagem de Brasília, sua criação, como uma garça-branca pousada no coração geográfico do Brasil. Brasília está hoje mais para disco voador do que para garça. Os passageiros do mundo oficial parecem viver a anos-luz da realidade. Seria ótimo teletransportá-los de volta para o Brasil dos pagadores de impostos e obriga-los a legislar, como fizeram depois das manifestações, para resolver problemas reais

SIM – NÃO

6 Você concorda que deveria acabar a alegação de “réu primário”, uma vez que isso beneficia que mata pela primeira vez, m esmo que de maneira cruel e sem chance de defesa para a vítima?

A cada hora, seis pessoas são assassinadas no Brasil. O assassino que matou pela primeira vez pode deixar a prisão após cumprir somente 1/6 da pena. Ou seja, pode estar de volta às ruas apenas um ano depois de seu crime

SIM – NÃO

7 Você aceita ceder aos caciques dos partidos políticos seu dinheiro de escolher o candidato em quem votar?

SIM – NÃO

Na prática, é isso que ocorrerá caso vença a proposta de voto em lista fechada contida no projeto de reforma política do PT. Segundo ele, o eleitor só pode votar no partido, que é quem define os candidatos que vão para o Legislativo

SIM – NÃO

8 Você concorda que deveriam ser fechadas as embaixadas brasileiras na Coréia do Norte, Cuba, Azerbajão, Mali, Timor Leste, Guiné Equatorial, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, Botsuana, Nepal, Barbados e em outros países sem a menor expressão, e o dinheiro gasto com elas investido nos hospitais públicos no Brasil?

O número de embaixadas aumentou 53% da última década, de 91 para 139, quase todas em países irrelevantes. O orçamento do Itamaraty quadruplicou, de 544 milhões para 2,2 bilhões de reais

SIM – NÃO

9 Você concorda que quem recebe dinheiro do governo federal poderia ter direito de se declarar impedido por óbvio conflito de interesse?

Os mais de 13 milhões de famílias que recebem até 306 reais por mês de Bolsa Família, o maior programa assistencial do governo federal, poderão levar benefício em conta na hora de votar

SIM – NÃO

10 O governo tem 39 ministérios e nenhum deles resolveu sequer problema relevante do Brasil. Você fecharia a maioria deles?

O Brasil é um dos países com mais ministérios – perde para o Sri Lanka, que tem 71, e para a Índia, com 51. Países com governo mais eficiente têm menos pastas, como os Estados Unidos (quinze)

SIM - NÃO
Extraído de Veja, edição de 10/07/2013
AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial