É hoje a Colação de Grau do Campus Avançado de Patu-RN

Logo mais à noite haverá a Colação de Grau dos Concluintes 2012.2 do Campus Avançado de Patu. O CAP vai entregar à sociedade Pedagogos, Contadores e Matemáticos. O Reitor Milton Marques presidirá a Assembleia Universitária que será realizada no Módulo Esportivo Miguel Câmara Rocha.

RITUAIS DA COLAÇÃO DE GRAU

Colação de Grau é uma das cerimônias mais significativas no contexto de uma universidade, sendo este um momento de apresentação dos novos profissionais graduados à sociedade.

É uma sessão solene que segue normas de protocolo e rituais próprios. A outorga de grau oficializa a conclusão do curso e é obrigatória para a emissão e registro do diploma, sendo, pois, necessário ao aluno ter cumprido todas as suas obrigações acadêmicas, como conclusão de disciplinas e cumprimento de carga horária integral.(Resolução 26/2006-CONSUNI -Anexo I )
A Cerimônia é presidida pelo Reitor (ou Chanceler), autoridade máxima da Universidade e conta com a presença da Congregação.

Modalidades de colação de grau

Ordinária:

É realizada com veste talar (beca) e com a presença do paraninfo, professores homenageados e orador, acontecendo em local público e em data e horário escolhido de comum acordo entre a Instituição e as Comissões de Formatura.
Esta solenidade é organizada pela Instituição de Ensino com o envolvimento de comissões compostas por formandos, que organizam o ambiente, a criação do convite, a escolha das músicas e o motivo que será usado em todas as peças que divulgam e fazem parte da Colação de Grau.

Extraordinária:

Colação de Grau é realizada no gabinete do Reitor nos casos em que o formando não pode comparecer, por motivo imperioso, à formatura solene. Neste ato, que também é público e não é realizado somente para os alunos que por diferentes motivos não puderam comparecer à Colação de Grau Solene, qualquer pessoa pode se fazer presente. Também estará presente a Congregação, sendo representada por um ou mais professores pertencente ao quadro da Faculdade da qual o formando é oriundo.

O formando usa a veste talar - beca. O Reitor, que também usa veste talar, concede o grau pela imposição do capelo, acompanhado de breve pronunciamento, colocando, aos presentes, que o ato de colação de grau, por mais simples que possa ser, é legal e necessário.

Símbolos que compõem o ritual de uma Colação de Grau:

Juramento :

É o compromisso público de bem-utilizar o poder de conhecimento em favor da promessa feita. Daí, a importância da presença de familiares e comunidade ao ato.
O juramento é um reconhecimento dos direitos e deveres que o formando assume, a partir do ritual de Colação de Grau.

Diploma:

Retrato legal a ser apresentado à sociedade dos direitos e deveres. O diploma constitui-se em metáfora do antigo pergaminho no qual se inscrevia e se registrava, à posteridade, o que publicamente fora declarado.

Beca:

Poder de inteligência, do conhecimento, da sabedoria, da ciência. A beca, usada na cor preta, tem a função de comunicar que aos formandos está sendo concedida a autoridade para exercer uma profissão, a profissão para a qual se preparam e para cujo exercício a Instituição Universitária os julgou aptos.

Faixa:

Identifica o campo de atuação do profissional. A faixa, utilizada sobre a beca de cor preta, é colorida. A classificação das cores, da referida faixa, dizem respeito às áreas específicas do conhecimento adquirido pelo grau que é concedido ao formando.( Resolução 26/2006-CONSUNI - Anexo II)

Capelo:

Em decorrência do significado que o capelo possui é que na cerimônia de outorga de grau, realizada no gabinete do reitor, a autoridade que confere grau se utiliza do capelo como símbolo de imposição do poder.

As demais atividades relacionadas à formatura, como baile, culto ecumênico etc., não sofrem qualquer influência da Universidade, podendo os formandos contratar estes serviços com empresas especializadas.

Fonte: Portal da UERN